Notícias

Governador de Goiás segue estável e fará procedimento de ablação para corrigir arritmia

  • Categoria: Acidente
  • Publicação: 24/11/2025 09:14

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), está clinicamente estável e segue internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo (SP), onde fará um procedimento no coração nesta segunda-feira (24). A internação ocorreu no último sábado (22), após o governador sofrer uma arritmia cardíaca.

O último boletim médico, assinado pela Dra. Ludhmila Hajjar, confirmou a necessidade de realizar uma ablação por cateter para a correção definitiva da arritmia, diagnosticada como fibrilação atrial. A equipe médica assegura que o procedimento é seguro e é considerado o "padrão terapêutico" para o controle definitivo do distúrbio do ritmo cardíaco.

Como funciona a ablação?


A ablação é um procedimento minimamente invasivo, sem cortes cirúrgicos. Os médicos inserem pequenos tubos flexíveis (cateteres) por vasos sanguíneos até o coração. Uma vez no local, é realizado um estudo eletrofisiológico para identificar o ponto exato do tecido cardíaco que está gerando a arritmia. Esse tecido anormal é então eliminado, geralmente com uso de energia por radiofrequência.

Histórico de Saúde


Caiado possui um histórico de problemas cardíacos. Em 2019, ele realizou um cateterismo e colocou um stent. Em 2022, passou por uma revascularização do miocárdio. Em janeiro de 2024, ele havia sido internado novamente em São Paulo para uma série de exames de rotina.